• slide05
  • slide01
  • slide01
  • slide03
  • slide01
  • slide01
  • slide04
  • slide01

SOBRE A FactorENERGIA

A FactorENERGIA foi criada em 2007 por uma equipa jovem e empreendedora, para implementar soluções de eficiência energética, dando particular importância à redução dos grandes consumos dos motores de indução e iluminação industrial.

Como parte da estratégia de desenvolvimento da empresa, em consonância com os incentivos estatais à produção de energia (Microgeração), em 2008 foi pioneira na Região, dando inicio à segunda fase de negócio da empresa, com a implementação de sistemas de produção de energia, através de sistemas fotovoltaicos para venda de energia à rede pública.

2010

A empresa cresceu maioritariamente focada na comercialização de soluções chave na mão para venda de energia à rede pública, e realizou o seu primeiro investimento como produtor de energia. Em 2011 continuou a apostar na venda de energia e realizou mais dois investimentos na venda de energia sendo um deles em parceria com o Condomínio Estrela na Calheta que alugou o espaço em prol de uma percentagem da produção de energia.

2012

A FactorENERGIA continuou a sua especialização no sector energético, dando inicio ao exigente processo de qualificação como ESE (Empresa de Serviços Energéticos), tendo sido qualificada em Março de 2013.

2013

A FactorENERGIA tornou-se associado-ordinário da AREAM, no sentido de apoiar as iniciativas da Agência Regional de Energia e Ambiente da Madeira e contribuir para o desenvolvimento do sector na RAM.

O nosso objectivo é contribuir para um ambiente melhor com a redução dos consumos energéticos e respectivas emissões de CO2 para a atmosfera, com o lema de que se não se investirmos na redução dos consumos energéticos, acabaremos na mesma por gastar os mesmos montantes, mas desta feita em custos mensais acrescidos de energia.

2015

A FactorENERGIA desenvolveu o SmartSolar, no ambito de um projeto de investigação e desenvolvimento com a Universidade da Madeira com o objetivo de monitorizar remotamente a produção e o consumo de energia nas habitações.

Ainda em 2015 alargou a sua área de actividade também em relação à certificação energética PQ-II para os grandes edificios de serviços.

2016

Destaque para o primeiro investimento ESCO na Estalagem da Ponta do Sol, onde a FactorENERGIA é remunerada com as poupanças produzidas.

A FactorENERGIA tem vindo a crescer com sustentabilidade, dando apoio desde o diagnóstico na eficiência dos consumos energéticos, até à execução e instalação das soluções adequadas.

2017

Em 2017 a FactorENERGIA ganhou o concurso público para Monitorizar os primeiros 10 edifícios da Administração Pública no âmbito do projecto " Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica na Administração Pública da RAM" promovido pela AREAM - Agencia Regional de Energia e Ambiente; ADENE - Agencia para Energia e ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Aplicando software desenvolvido internamente na Região.

Áreas de atividade